BPM: O que é? 2

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Muito escutamos falar sobre BPM ultimamente, porém muitas vezes as pessoas tem visão incorreta ou não entendem o que realmente ele é ou qual a ideia principal.

Mas afinal, o que é BPM?

Antes de falarmos o que é, vamos entender um pouco sobre a sua história.

 

BPM

História

Na década de 1960, a tecnologia tornou-se cada vez mais importante para os Negócios e ampliou a velocidade da mudança. Daí veio à primeira onda de orientação ao processo.
Empresas japonesas tornaram-se muito mais competitivas, devido, ao seu foco em programas de melhoria da qualidade e redução de defeitos. Logo em seguida, as empresas norte-americanas começaram a espelhar a abordagem da qualidade. A combinação da análise do processo e a superioridade tecnológica levaram a ser um condutor do processo. Os Negócios americanos mudaram o seu paradigma operacional, e a Era do Processo começou.

A segunda onda de orientação ao processo começou no final de 1980 para o início de 1990. O crescimento da receita das empresas americanas através das práticas importadas de processos internacionais inclinou certa dedicação para TQM – Total quality management – e em seguida, para as normas ISO de conformidade. Mais de uma década de análises estatísticas aumentaram a necessidade de gerenciar dados de forma significativa. As organizações mudaram de foco na missão da empresa e do grupo de brainstorming, para equipes multifuncionais e troca de controle dentro da organização do “como” para o “por que” as tarefas são realizadas.

A terceira onda começou em meados de 1990 e continua até o presente momento como a “maturidade” do negócio centrada em processos. A tecnologia está mudando de coadjuvante do processo para um facilitador do processo. A identidade do cliente mudou o mercado (FOCO DO CLIENTE), contando agora com soluções personalizadas para o mesmo. Fabricação just-in-time¹ da primeira onda levou a cadeias de fornecimento just-in-time da terceira onda, com a necessidade de acompanhamento para compreender os processos em empresas diferentes. A empresa como um sistema tornou-se mais importante do que suas partes individuais.

 

¹Just in time: principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta. Determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

 

O que é?

BPMBusiness Process Management | Gerenciamento de Processo de Negócio: Segundo o CBOK, é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio, sejam eles automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização.

Ciclo BPM

Toda diferença está em oferecer ou não VALOR, e que valor está sendo oferecido.

  • O valor é uma qualidade que confere às coisas, aos feitos ou às pessoas uma estimativa, seja ela positiva ou negativa.
  • A axiologia é o ramo da filosofia que estuda a natureza e a essência do valor.
  • Percepção de valor: rapidez, garantia, simples e fácil, divertido.
  • O Cliente paga mais para reduzir os custos dele: TEMPO, DISTÂNCIA, ESFORÇO, DESGASTE EMOCIONAL…
  • VALOR é algo que representa a solução para o problema de alguém (cliente).

 

Os processos em BPM são melhorados ou são processos novos que visam atender as expectativas com o foco DO cliente. BPM utiliza a abordagem de fora para dentro – outside in – do ponto de vista do cliente para dentro da empresa, e não o contrário.

 

BPM não é somente para aumentar a satisfação do cliente, trata-se da agregação de Valor e Ganhos.

 

Foco DO cliente + Estratégia + Colaboração + Transformação + Inovação = BPM

BPM é sobre:

  • Criar valor para clientes em uma perspectiva ponta a ponta
  • Gerenciar o negócio por processos
  • Ter o foco do cliente
  • Reduzir desperdícios e defeitos
  • Habilitar transformacao de negocio atraves de processos ou inovacao em processos
  • Reconhecer a importância chave de pessoas como atores de processos ou clientes de processos

 

Principais elementos

Cliente – é a razão da existência do seu negócio. Eles quem nos oferece oportunidades para a inovação, a melhoria e novos negócios.

Negócio – tem como objetivo atender as necessidades dos clientes com valor, qualidade e prazos aceitáveis.

Estratégia – é a forma de atuação do negócio, projeção futura de crescimento, define objetivos e metas pretendidas, mede e avalia resultados esperados.

Sustentabilidade – ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo, culturamente diverso.

Pessoas – fonte de conhecimento, geradores de valor, fator de sucesso, foco no resultado, reconhecimento, colaboração.

Processo de Venda de Veículos (BPM)

Vantagens e Benefícios do BPM – Business Process Management

  • Redução de custos operacionais.
  • Aumento de performance, produtividade e eficiência operacional.
  • Gestão e controle dos processos por indicadores de desempenho em BPM.
  • Padronização de processos de negócio de acordo com as atividades a serem realizadas, e não por departamentos.
  • Inovação tecnológica e ferramentas de suporte ao Business Process Management.

 

Resumindo o BPM…

  • Possui a visão do negócio pelos processos – ponta a ponta
  • Prioriza a estratégia e clientes –FOCO DO CLIENTE
  • Apoiado pela uma visão de futuro
  • Modelo colaborativo
  • É Sustentável –REDUZ DESPERDÍCIO
  • Foco em Ganhos
  • Apoia novas crenças e valores
  • Promove mudança cultural
  • Resultado é para todos

 

 

Sarah Gonçalves Silveira

Sarah Gonçalves Silveira (Perfil no LinkedIn)
Analista de Qualidade

 


Referências

Blog Gart Capote & Mundo BPM. Acessado em 26/05/2015, disponível em: http://www.mundobpm.com/

KEMSLEY, Sandy. Fazer BPM Social Significa Negócios. Acessado em 27/05/2015, disponível em: http://www.bpmglobaltrends.com.br/wp-content/uploads/2012/01/Fazer-BPM-Social-Significa-Neg%C3%B3cios.pdf

CAPOTE, Gart. BPM para Todos. Rio de Janeiro: Gart Capote, 2012

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2 thoughts on “BPM: O que é?

  1. Referenciado em: As nove áreas de conhecimento do BPM ← TI & Gestão

  2. Referenciado em: As nove áreas de conhecimento do BPM | Mairon Mendes

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