Projeto e suas características 1

Share Button

O termo Projeto é amplamente utilizado em organizações, por um grande número de pessoas em vários aspectos. Porém, o significado de Projeto pode variar, e estas diferenças podem fazer com que haja falha na compreensão e comunicação dentro de uma organização.

O guia PMBOK (www.pmi.org), apresenta algumas definições ao termo Projeto, que permite chegarmos as definições abaixo:

  • Empreendimento que não se repete, caracterizado por uma sequencia clara e lógica de eventos, com um inicio, meio e fim, tendo um objetivo definido.
  • Empreendimento temporário, progressivo e desenvolvido para criar um produto ou um serviço único. Único porque o produto ou serviço produzido é singular, diferente de todos os outros produtos ou serviços.
  • O Projeto tem como foco, obter uma meta identificada.

É com grande facilidade que encontramos nas instituições a presença de projetos sem planejamento, sem pontos de início claramente definidos. Isso faz com que as organizações consumam seus recursos humanos alocados sem a definição clara do escopo das atividades; sem a precisão de quais serão os produtos do projeto. E é com um bom planejamento que uma instituição se transforma em uma organização na medida em que é capaz de perceber e organizar sua experiência e as expectativas sobre o futuro.

O trabalho de organizar/planejar o atingimento das metas deve ser traduzido em Projetos, consolidando-os em planos de ação, contemplando não somente as experiências práticas, como as oportunidades de melhoria. Todo o conhecimento adquirido pela organização no dia-a-dia deve ser absorvido, de modo a orientar sua atuação por suas competências, seus processos de produção e de administração, suas relações e suas parcerias para objetivos precisos.

Características de um projeto

  • Realizados em função de uma necessidade específica.
  • Tem um objetivo, definido em função dessa necessidade específica – que pode ser a solução de um problema ou a busca de uma melhoria.
  • Seu resultado é o critério para definir seu grau de sucesso.
  • São finitos: têm começo e término programados.
  • São “irregulares”, ou seja, fogem da rotina.
  • Possui um componente de incerteza, medida pelo grau de desconhecimento a respeito de seus resultados ou da forma de atingi-los (quanto maior o grau de desconhecimento, maiores a incerteza e o risco).
  • Promovem inovação.
  • Geralmente promovem melhoria para as atividades rotineiras.

Fig.01 – Características de Projeto (www.vivianborim.com.br)

Dadas estas definições, temos como exemplos de projetos: A construção de uma casa é um projeto, o desenvolvimento de um software, a organização de um evento, a construção de um móvel, a implantação de uma nova linha de produção na fábrica, a realização de uma viagem, escrever um livro, criar um documento, executar uma peça de teatro, etc.

Fig.02 – Exemplos de Projetos (http://www.miniwebcursos.com.br/)

Repare na lista acima e confirme as duas características mencionadas anteriormente, comuns a todos os projetos: eles têm um fim bem definido, e são, de alguma forma, sempre únicos. Em um projeto deve-se ter atenção redobrada, quanto à:

  • Objetivos mal formulados.
  • Excesso de tarefas e pouco prazo.
  • Falta de coordenação entre as partes.
  • Estimativas mal elaboradas e baseadas em “experiência pessoal”.
  • Estimativas financeiras pobres.
  • O projeto com vários responsáveis.

O que não se deve esquecer em um projeto

Em todo projeto, para um bom plano de trabalho deve-se ter um Cronograma, onde todas as tarefas e providências a serem tomadas para a realização do projeto estão relacionadas com data inicial, data final, assim como os respectivos responsáveis pela execução de cada tarefa.

Após o fechamento do cronograma, encontram-se resultados do projeto e a data planejada para a sua finalização.

Um Cronograma bem feito deve estabelecer os momentos em que a equipe do projeto irá se reunir com o propósito principal de avaliar a execução do plano e analisar se o que foi planejado está sendo executado, ou se há necessidade de alterar as tarefas e prazos.

Caminho para o Sucesso

A prática de gerenciamento de projeto mostra que a Definição do Problema afeta positivamente a probabilidade do sucesso do projeto.

Projetos bem sucedidos são definidos a partir do problema a ser resolvido e também a partir da clareza com que se define a solução do problema. A partir do momento que se decidi a realização de um projeto, devem-se levantar as formas como o problema será resolvido e as características do resultado final, descritas no objetivo ou nas metas do projeto.

 

Sarah Gonçalves Silveira

Sarah Gonçalves Silveira (Perfil no LinkedIn)
Analista de Qualidade


Referências

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

One comment on “Projeto e suas características

  1. Responder Maria Generosa Rezende Moreira ago 6,2016 16:58

    Muito obrigada Sarah você contribuiu para minha pesquisa de Pós-graduação!

Deixe uma resposta